
Gosto de transformar sentimentos em palavras e quero que as pessoas saibam disso. São tantas histórias lindas da vida cotidiana que merecem ser eternizadas. É sobre elas que escrevo.
"
"
A AUTORA
Luísa Aranha é jornalista, blogueira e escritora. Vive mudando constantemente de cidade. Natural de Porto Alegre/RS, tem o chimarrão como seu companheiro inseparável nas horas de trabalho.
Escrever para ela é tão natural quanto respirar. Faz parte de sua vida desde que foi alfabetizada. Antes disso, já era uma contadora de histórias, inventando brincadeiras, teatros e diálogos com suas bonecas. Seu autor preferido é Gabriel Garcia Marquez e o livro que lhe inspira a contar histórias do cotidiano é Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva.
O blog Causos & Prosas, que teve sua primeira postagem em 2009, foi uma forma, inicialmente, de expressar seus sentimentos e se manter próxima dos amigos distantes. Ele tem um pouco de tudo: contos, crônicas, poesia, desabafos, cartas, opiniões e assuntos do cotidiano. A escrita de Luísa fala de sentimentos, realidades e, em sua maioria, serve para que o leitor reflita e se sinta tocado de alguma forma pelas palavras. Os livros seguem essa mesma linha. É muito fácil se identificar com os personagens e suas histórias, em uma linguagem sempre simples, leve e que expressa sentimentos profundos.
HISTÓRICO
Luísa começou a escrever seus primeiros textos, ainda na adolescência. Seus diários, guardados até hoje como tesouros, narram não só suas aventuras, como também trazem poemas e crônicas sobre a vida. Em 1994, com quatorze anos, escreveu seu primeiro livro para um trabalho de escola. E em 2005 escreveu o seu primeiro romance, Amar só se ama uma vez…
Em 2009 veio a ideia de criar um blog e começou a participar de concursos literários. Em 2010 lançou na Feira do Livro de POA seu primeiro romance. Luísa abandonou o mundo da literatura por contingências da vida depois disso, ficando afastada de concursos e do meio até 2016, quando, depois de uma reviravolta da vida, resolveu se dedicar realmente ao que sempre sonhou: escrever histórias. De lá para cá foram mais de 10 lançamentos e ela não para mais.
PREMIAÇÕES
Concurso de Contos de Porto Seguro (2009):
Trabalho: Carla
Situação: Selecionada
Concurso de Crónicas de Porto Seguro (2009):
Trabalho: Sou Marciana, e daí?
Situação: Selecionada
Concurso de Contos Ventos do Sul (2009) :
Trabalho: Noites de Verão
Situação: Terceiro lugar
Pérolas da Literatura (2016):
Trabalho: As aventuras do Comandante Pedro
Situação: Finalista
Primeira Edição Litera Livre (2017):
Trabalho: Primeiro Beijo
Situação: Selecionada
Prêmio Sesc de Literatura- Categoria Romance(2017):
Trabalho: Todas as bocas que beijei (ou sonhei)
Situação: Finalista
Projeto Escritores de Ouro- Categoria História Curta mas cativante(2017):
Trabalho: Valeu, Universo!
Situação: Primeiro Lugar

