©2019 by Luísa Aranha. Proudly created with Wix.com

Gosto de transformar sentimentos em palavras e quero que as pessoas saibam disso. São tantas histórias lindas da vida cotidiana que merecem ser eternizadas. É sobre elas que escrevo.

" 

"

A AUTORA

Luísa Aranha é jornalista, blogueira e escritora. Vive mudando constantemente de cidade. Natural de Porto Alegre/RS, tem o chimarrão como seu companheiro inseparável nas horas de trabalho.

Escrever para ela é tão natural quanto respirar. Faz parte de sua vida desde que foi alfabetizada. Antes disso, já era uma contadora de histórias, inventando brincadeiras, teatros e diálogos com suas bonecas.  Seu autor preferido é Gabriel Garcia Marquez e o livro que lhe inspira a contar histórias do cotidiano é Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva.

O blog Causos & Prosas, que teve sua primeira postagem em 2009, foi uma forma, inicialmente, de expressar seus sentimentos e se manter próxima dos amigos distantes. Ele tem um pouco de tudo: contos, crônicas, poesia, desabafos, cartas, opiniões e assuntos do cotidiano.  A escrita de Luísa fala de sentimentos, realidades e, em sua maioria, serve para que o leitor reflita e se sinta tocado de alguma forma pelas palavras. Os livros seguem essa mesma linha. É muito fácil se identificar com os personagens e suas histórias, em uma linguagem sempre simples, leve e que expressa sentimentos profundos.



HISTÓRICO

Luísa começou a escrever seus primeiros textos, ainda na adolescência. Seus diários, guardados até hoje como tesouros, narram não só suas aventuras, como também trazem poemas e crônicas sobre a vida.  Em 1994, com quatorze anos,  escreveu seu primeiro livro para um trabalho de escola.  E em 2005 escreveu o seu primeiro romance, Amar só se ama uma vez…
Em 2009 veio a ideia de criar um blog e começou a participar de concursos literários.  Em 2010 lançou na Feira do Livro de POA seu primeiro romance. Luísa abandonou o mundo da literatura por contingências da vida depois disso,  ficando afastada de concursos e do meio até 2016, quando, depois de uma reviravolta da vida, resolveu se dedicar realmente ao que sempre sonhou: escrever histórias. De lá para cá foram mais de 10 lançamentos e ela não para mais.

 

 

PREMIAÇÕES


 

Concurso de Contos de Porto Seguro (2009):

Trabalho: Carla

Situação: Selecionada

 

Concurso de Crónicas de Porto Seguro (2009):

Trabalho: Sou Marciana, e daí?

Situação: Selecionada

 

Concurso de Contos Ventos do Sul (2009) :

Trabalho: Noites de Verão

Situação: Terceiro lugar

 

Pérolas da Literatura (2016):

Trabalho: As aventuras do Comandante Pedro

Situação: Finalista

 

Primeira Edição Litera Livre (2017):

Trabalho: Primeiro Beijo

Situação: Selecionada

 

Prêmio Sesc de Literatura- Categoria Romance(2017):

Trabalho: Todas as bocas que beijei (ou sonhei)

Situação: Finalista

 

Projeto Escritores de Ouro- Categoria História Curta mas cativante(2017):

Trabalho: Valeu, Universo!

Situação: Primeiro Lugar